terça-feira, 9 de junho de 2009

A matemática no lixo

Com a crescente urbanização, o volume de lixos não parade aumentar. E quase tudo vai parar em aterros sanitários ou lixões, deixando a situação desses espaços cada vez pior. As pessoas têm o hábito de amontoar lixos, o que acumulam vários animais que provocam doenças e, além disso, não tem conciência do tempo necessário para decomposição de cada material. Então vamos calcular os prejuízos?

Podemos utilizar a matemática em diversas situações do cotidiano. Uma delas é a matemática no lixo, podendo ser interdisciplinar com ciências. Neste tema, há vários aspectos para se explorar como: as sacolinhas que as pessoas utilizam para trazer as compras para casa; a quantidade de lixo que uma pessoa produz por dia; tempo de decomposição dos materiais; reciclagem;etc.


Essas informações podem ser trabalhados em dados, tabelas, gráficos, como também, criar situações problemas explorando bem os indicadores sociais. E a partir do estudo desses problemas sobre a problemática do lixo sobre a visão da matemática e da ciências, gerar conhecimento, refletir sobre as consequências e gerar uma nova atitude de vida.